Fundado em 2011, o jornal surgiu com o propósito de fomentar a cultura local e abordar os problemas sociais do bairro dando voz à população da Ilha do Governador –, um dos mais importantes bairros do Rio de Janeiro, com uma população, segundo IBGE, em torno de 217 mil habitantes.
Segundo seus leitores, o Ilha Repórter tem sido o mais completo jornal de bairro na prestação de serviços de imprensa, e se destaca dos demais pela pontualidade, ética e, sobretudo, por oferecer à população insulana um jornalismo de qualidade, pois possui um quadro de profissionais com vasta experiência em jornalismo, como o próprio editor-chefe Luís Alves Lomanth, que já atuou como chefe de reportagem de importantes redações, como, TV Globo, Gazeta de Notícias, Última Hora, TV Manchete, SBT Rio, TV Brasil, TV Recorde e Redetv.
Clientes do Ilha Repórter contam com experientes profissionais do setor de publicidade, com designers talentosos na criação de anúncios. Em poucos anos, o jornal conquistou a confiança de seus anunciantes. Hoje trabalha com grandes empresas e tem em sua carteira de clientes órgãos públicos, como: Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo do Estado. Conta ainda com dezenas de grandes e pequenos anunciantes do comércio local, indústrias e clubes sociais, alguns que já anunciam desde a fundação do jornal.
Por ser um jornal popular, comprometido com a população,o Ilha Repórter recebeu Moção de Congratulações e Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro por serviços relevantes de imprensa ao bairro da Ilha do Governador.